Compartilhe

Como empreender usando o 13º salário

Empreender é um desejo que vem crescendo entre muita gente. Segundo uma pesquisa da Amway Global Entrepreneurship Report, 58% dos brasileiros desejam abrir um novo negócio, seja para ser seu próprio chefe (47%), por realização pessoal (33%) ou para obter renda extra (30%). Mas, para realizar este sonho, normalmente é preciso ter uma reserva financeira e é aí que o 13º pode ajudar.

Com o salário extra no fim do ano é possível abrir um novo negócio e começar 2017 realizando o sonho de empreender. Antes de tomar qualquer decisão, é preciso planejamento e estudo para se certificar que o investimento vai valer a pena.
Por isso, separamos alguns pontos para você considerar:

Faça as contas
Caso você esteja com dívidas, vale a pena adiar o sonho de empreender. É pouco provável que alguém com contas para pagar tenha condições de resolver a situação financeira e ainda montar um negócio de sucesso. A orientação do Sebrae é que, antes de começar, o empreendedor se organize financeiramente.

Faça um planejamento.
Analise a quantidade de verba que você terá para o novo negócio e organize uma estrutura de acordo com a sua realidade. Você pode começar a sua empresa com uma menor variedade de produtos, por exemplo, e aumentá-la a medida que tem lucro. É possível também iniciar com uma estrutura menor e, depois, ampliá-la: começar, por exemplo, servindo produtos apenas no balcão e planejar, após um tempo de crescimento, a compra de mesas e cadeiras.

Conte com o apoio da família
Muitos empreendedores iniciam a nova empreitada ainda com um emprego fixo, o que os obriga a ter um período de dupla jornada. Esta dedicação afetará a rotina e impactará no relacionamento com a família. Tenha uma conversa franca com seus familiares e deixe claro que será necessário um tempo de adaptação.

Tenha disciplina financeira
O grande segredo para multiplicar os ganhos de um negócio com pouco dinheiro é organizar o reinvestimento do máximo possível dos lucros. Para crescer, será preciso recursos. Logo, inicialmente, é preciso tirar o mínimo possível de dinheiro e usar o faturamento para a própria empresa – montar um estoque, adquirir equipamentos, investir em divulgação.

Você também pode
gostar de:

mesa com pizza e temperos - abrir uma pizzaria - Assaí Atacadista

Dicas fascinantes para abrir uma pizzaria economizando

Aprenda como abrir uma pizzaria e tenha o seu próprio negócio alimentício!  

mulher negra empreendedora alimenticia em um restaurante - Prêmio Academia Assaí 2024 - Assaí Atacadista

Conquiste o sucesso no seu negócio com o Prêmio Academia Assaí 2024

O Prêmio Academia Assaí 2024 está de volta, trazendo novas oportunidades para micro e pequenos

Entenda como escolher o café ideal para seu paladar

Confira as dicas de L’or para escolher o café que vai fazer parte dos seus dias

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!