Coleta de pilhas e baterias usadas é feita nas lojas do Assaí Atacadista

Saiba a importância da coleta de pilhas e baterias feita de forma correta

 Todo mundo possui algum tipo de equipamento ou objeto que necessita de energia para o seu funcionamento. No caso das pilhas e baterias, esses materiais podem trazem diversos problemas para o meio ambiente. Isso acontece se não forem descartados de forma correta após a sua utilização. Você sabe o procedimento ideal para a correta coleta de pilhas e baterias?

Segundo a Associação Brasileira de Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), são produzidas cerca de 800 milhões de pilhas comuns. O levantamento ainda revela um  consumo médio anual de até seis unidades por habitante. Já as baterias de celular chegam a produção anual de 10 milhões, somadas a mais 12 milhões de baterias automotivas e 200 mil baterias industriais.

Além de prejudiciais ao meio ambiente, o cádmio, chumbo e mercúrio são extremamente agressivos à saúde. Todos esses componentes fazem parte da composição de uma única pilha, responsável em contaminar o solo por até 50 anos, se não for descartada de forma adequada nos pontos de coleta.

E qual é o problema?

Quando os materiais são descartados de forma incorreta podem gerar inúmero problemas. Desde o aparecimento de doenças graves, como o câncer e mutações genéticas, a impactos ambientais irreversíveis.

Estes materiais não causam nenhum malefícios no período de vida útil. O problema aparece no fim, quando descartadas fora dos locais de coleta de pilhas e baterias.

Segundo a legislação brasileira, o fabricante é o responsável pelo recolhimento do material não mais utilizado. O nosso papel é depositarmos de forma correta nos postos de coleta de pilhas e baterias. O Conselho Nacional do Meio Ambiente ainda conta com uma lei que exige que todas as informações e danos sobre o descarte incorreto estejam dispostas na embalagem, facilitando a compreensão dos usuários.

Pensando em atitudes sustentáveis e melhor forma para fazer seu papel social, todas as 106 lojas do Assaí Atacadista, em 16 estados brasileiros, possuem pontos de coleta de pilhas e baterias.  Confira a unidade mais perto de você e faça a sua parte!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.