Compartilhe

Cafeterias oferecem oportunidades de negócios

O mercado  de cafeterias cresceu nos últimos anos

Segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), o Brasil é o maior produtor de café do mundo. Isso se reflete no número de entregas do produto para fora do país. Na safra de julho de 2015 a junho de 2016, por exemplo, o mercado brasileiro exportou 5 milhões de sacas do produto. E esse é um dos principais fatores que justifica o crescimento de cafeterias no mercado.

Aliado à qualificação na produção e às derivações gourmet da bebida, o Brasil driblou a concorrência internacional e aumentou 10% o consumo de marcas nacionais pelos brasileiros. Com o aumento das demandas e a popularização, herança dos últimos anos, as cafeterias viraram bons investimentos para os empreendedores.

Nos últimos oito anos, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o consumo da bebida fora de casa aumentou 307%. Com o mercado aquecido, os investimentos em cafeterias vêm ganhando espaço e, atualmente, somam cerca de 3,5 mil em todo o país.

Versatilidade das cafeterias

 Além de ser um país com potência no mercado de cafés, outro fator que influencia diretamente o crescimento da criação de cafeterias no Brasil é a facilidade de modelagem do negócio.

A flexibilidade do modelo de negócios atrai investidores e facilita a escolha do segmento. Por exemplo, é possível montar cafeterias em espaços pequenos e grandes. Conjugados com restaurantes, lanchonetes e padarias e até em quiosques em um shopping center.

Além disso, a estrutura pode ser montada em um negócio já existente, apenas incluindo um espaço reservado para o café. Isso já acontece em algumas livrarias, bibliotecas ou espaços de leituras.

Dona das tendências

Nada de tradicionalismo. O café se reinventou e trouxe para o mercado derivações que começaram a cair no gosto dos brasileiros, como as bebidas gourmets e as opções em cápsulas. E essa diversidade pode ajudar a alavancar ainda mais o setor. Segundo a Abic, esse segmento tem registrado crescimento de 15 a 20% ao ano.

Guia de cafeterias do Brasil

O sucesso do segmento é tanto que existe até guias especializados e concorridos sobre o tema. O Guia de Cafeterias do Brasil reúne um roteiro completo de estabelecimentos em todo o país. A publicação indica os melhores locais para saborear um bom café. Confira!

Você também pode
gostar de:

mesa com pizza e temperos - abrir uma pizzaria - Assaí Atacadista

Dicas fascinantes para abrir uma pizzaria economizando

Aprenda como abrir uma pizzaria e tenha o seu próprio negócio alimentício!  

mulher negra empreendedora alimenticia em um restaurante - Prêmio Academia Assaí 2024 - Assaí Atacadista

Conquiste o sucesso no seu negócio com o Prêmio Academia Assaí 2024

O Prêmio Academia Assaí 2024 está de volta, trazendo novas oportunidades para micro e pequenos

Entenda como escolher o café ideal para seu paladar

Confira as dicas de L’or para escolher o café que vai fazer parte dos seus dias

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!