Compartilhe

Abrir o próprio negócio: quais os desafios?

Segundo uma pesquisa, de 10 brasileiros, 4 são empreendedores. Confira quais são os desafios de abrir o próprio negócio

O brasileiro está mais disposto a arriscar e abrir o próprio negócio. Uma pesquisa realizada em 2015 pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), com apoio do Sebrae, mostrou que 4 em cada 10 brasileiros são empreendedores. De acordo com o estudo, a taxa de empreendedorismo no país, no ano passado, foi de 39,3%, a maior desde 2002.

No Brasil, o Dia do Empreendedor é comemorado em 5 de outubro, data da criação do Estatuto da Micro e Pequena Empresa. Quando comparada internacionalmente, a taxa de empreendedorismo brasileira é superior à dos Estados Unidos, do México, da Alemanha e dos países que compõem o Brics.

Ver além do “abrir o próprio negócio”

O bom empreendedor vê oportunidade onde muitos não enxergam. Transforma dificuldades em novos caminhos. Foi o que aconteceu com Heloísa Drumond e Aline Caldas. Em 2014, após a maternidade, fundaram o Mamãe Sortuda. Inicialmente, o projeto era composto por um blog com 15 colaboradores e, recentemente, conta com uma colaborativa entre mães empreendedoras. “Ainda não nos conhecíamos. Uma amiga em comum, em um grupo de noivas do Facebook, tratou logo de nos apresentar. Éramos as primeiras grávidas de centenas de noivas dali. Começamos a conversar e surgiu a ideia de escrevermos uma coluna sobre a vida de mãe no Noiva Sortuda, blog antigo da Helô. Dali, a repercussão foi tão bacana que decidimos fundar o Mamãe Sortuda”, comenta Aline.

O empreendedorismo, muitas vezes, surge da percepção de algo que poderia ser melhorado. A grande ideia pode ser retirada do próprio cotidiano. “A ideia de abrir o próprio negócio nasceu com a maternidade. Veio quando decidimos desbravar o mundo materno cheias de criatividade, bom humor, sensibilidade, verdades e empoderamento. A maternidade é o que você faz dela e nós preferimos transformá-la em algo que transmitisse um pouco de todo o amor que sentimos ao nos tornarmos mãe. Com a maternidade, também veio a oportunidade de empreender”, explica Heloísa.

Os desafios que um empreendedor enfrenta para abrir o próprio negócio são muitos. A união pode ser a chave do sucesso. Fundado por Ana Líbano e Isabel Gonçalves, o grupo Mulheres que Caminham Juntas - que existe há um ano e possui cerca de 100 mulheres cadastradas - surgiu da percepção da falta de grandes conexões no mundo do empreendedorismo.

“O nosso grupo foi criado com o intuito de trabalhar o empoderamento e o conhecimento. Nós apoiamos mulheres que têm empresas e também as que têm alguma ideia e querem ingressar no empreendedorismo. Há um encontro mensal para aprendizado dentro do negócio, até mesmo com palestrantes do próprio grupo”, comenta Isabel.

Apoio do Sebrae

Diante dos desafios enfrentados para iniciar uma atividade empresarial, é preciso que o empreendedor possua clareza das atividades que serão executadas. Por isso, com um bom planejamento, a possibilidade de sucesso é bem maior.

O projeto Começar Bem, do Sebrae, foi desenvolvido para atender o potencial empresarial em áreas de capacitação específicas, de acordo com a sua necessidade, e oferece um conjunto de soluções nos formatos de palestra, oficina, curso, cartilha, guia visual, aplicativo e vídeo. Para participar do projeto, procure o Sebrae mais próximo de você ou ligue para 0800 570 0800.

A Revista Assaí Bons Negócios preparou um conteúdo completo sobre os desafios de abrir o próprio negócio. Lá, você encontra, além das histórias da Helô, da Aline, da Ana e da Isabel, outros cases inspiradores. Clique aqui e confira a matéria completa.

Você também pode
gostar de:

pessoas diversas brindando com bebidas diferentes - bebidas e comidas que combinam - assaí atacadista

Encontro de sabores - bebidas e comidas que combinam perfeitamente

Vamos contar quais são as bebidas e comidas que combinam, ajudando você a aproveitar melhor as refeições!  

mulher preta e mulher asiática preparando uma receita de salada felizes na cozinha - Assaí Atacadista

Receita de salada: 3 opções coloridas e saudáveis

Veja como fazer uma receita de salada e melhore sua alimentação

mesa com pizza e temperos - abrir uma pizzaria - Assaí Atacadista

Dicas fascinantes para abrir uma pizzaria economizando

Aprenda como abrir uma pizzaria e tenha o seu próprio negócio alimentício!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!