Compartilhe

5 dicas para organizar uma peixaria

Por ser um país que possui uma vasta faixa litorânea e inúmeros rios, o Brasil concentra uma das maiores reservas de peixes do mundo, o que garante pesca o ano todo. A tendência do mercado pesqueiro é aumentar cada vez mais, pois o consumo de peixes tem crescido bastante. Novos pontos de venda são inaugurados a cada dia, e muitos empresários têm visto nesse setor uma grande oportunidade de negócio. Mas oferecer uma grande variedade de produtos não é o bastante para conquistar a clientela. A organização é fundamental para garantir a qualidade dos produtos. Veja algumas dicas de como organizar a sua peixaria:

1- Estrutura
É imprescindível cumprir as determinações da Vigilância Sanitária. Além da área onde ocorrerão as vendas, também é preciso ter espaço para estocagem (câmara frigorífica), banheiro e ainda uma área externa para jogar lixo. É essencial que haja ventilação, instalação frigorífica adequada e vitrines iluminadas.

2- Produtos de qualidade
Encontre bons fornecedores e faça compras diárias. Verifique se cada peixe está com as escamas firmes, os olhos brilhantes e a área sob as guelras bem vermelha.

3- Armazenamento
Armazene o peixe fresco em temperatura de 3 a 4 graus ou abaixo disso; deixe-o exposto com o corpo todo mergulhado no gelo. Não coloque os peixes uns sobre os outros porque aqueles que não estiverem em contato com o gelo não ficarão devidamente resfriados. Venda os peixes em até uma semana, desde que devidamente refrigerados. Se não for possível, congele o restante a uma temperatura abaixo de 18 graus e comercialize limpo, cortado e embalado em bandeja de isopor. Sempre verifique as normas de segurança alimentar com a Vigilância Sanitária da sua cidade ou com a Anvisa.

4- Higiene
Para evitar o mau cheiro, a peixaria precisa ser lavada todos os dias, bem como o balcão de corte, e o gelo usado na exposição dos peixes deve ser trocado diariamente. É importante que os funcionários trabalhem com avental, rede no cabelo, camiseta, calças e botas brancas, sem adornos e com as unhas bem limpas.

5- Informação
Muitas pessoas não consomem peixes por falta de informação. Distribua folhetos na peixaria informando o valor nutricional de cada espécie, dê dicas de preparo e até mesmo receitas fáceis e rápidas.

Você também pode
gostar de:

mulher preta e mulher asiática preparando uma receita de salada felizes na cozinha - Assaí Atacadista

Receita de salada: 3 opções coloridas e saudáveis

Veja como fazer uma receita de salada e melhore sua alimentação

mesa com pizza e temperos - abrir uma pizzaria - Assaí Atacadista

Dicas fascinantes para abrir uma pizzaria economizando

Aprenda como abrir uma pizzaria e tenha o seu próprio negócio alimentício!  

mulher negra empreendedora alimenticia em um restaurante - Prêmio Academia Assaí 2024 - Assaí Atacadista

Conquiste o sucesso no seu negócio com o Prêmio Academia Assaí 2024

O Prêmio Academia Assaí 2024 está de volta, trazendo novas oportunidades para micro e pequenos

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!