Compartilhe

5 dicas para aumentar a sua produtividade em 2017

A produtividade frequentemente é confundida com estar ocupado, mas ser produtivo não é apenas reagir a problemas e viver constantemente apagando incêndios. Para ter sucesso é preciso encontrar o equilíbrio entre trabalho, relacionamentos e a sensação de bem-estar. Se em algum momento você já teve a sensação de estar improdutivo, as dicas abaixo vão lhe ajudar:

  1. Organize as tarefas: estabeleça prioridades e faça uma relação de atividades, para que nenhuma seja esquecida. Pode ser uma lista, uma planilha, um aplicativo de celular ou outro de sua preferência, mas precisa ser de fácil acesso e ser visto com frequência. Separe as tarefas de acordo com sua rotina, seus horários disponíveis e a real urgência de cada uma delas. Assim, você terá noção do que é importante e deve ser feito e do que pode ficar para outro dia. A tarefa de organização deve ser fácil, rápida e habitual.
  1. Saiba os horários que você funciona melhor: faça uma autoanálise por uma semana e anote em quais períodos do dia você sente sua produtividade fluindo, sua energia para executar tarefas em grau máximo e em quais acontece justamente o oposto. Muitos funcionam bem no primeiro horário da manhã, mas no fim do dia já não são mais capazes de criar nada. Defina o melhor horário para o seu trabalho e faça com que você sempre consiga trabalhar sem interrupções nesse período.
  1. Controle o tempo de trabalho e descanso: um profissional produtivo não é aquele que cola o rosto no monitor, leva trabalho para casa ou almoça enquanto faz as atividades. Essas atitudes, que visam adiantar o serviço, na verdade, fazem a produtividade cair e trazem até problemas de saúde. Por isso, são recomendáveis intervalos de 10 a 15 minutos para cada uma hora e meia de trabalho. As atividades não devem ser exaustivas, então, quando perceber que não consegue mais continuar, pare. Dê um intervalo para aliviar o estresse e recarregar as baterias para que, quando voltar, você produza mais e melhor.
  1. Durma bem: uma noite maldormida é praticamente certeza de um dia com baixa energia. Nosso corpo precisa naturalmente desse período de descanso para recarregar suas energias. A quantidade ideal de horas dormidas irá variar de pessoa para pessoa. Porém, existem algumas boas práticas para melhorar a qualidade do seu sono. Busque dormir de cinco a seis ciclos de sono profundo. Cada ciclo possui em torno de 90 minutos. Portanto, uma noite “completa” de sono consiste em dormir por sete horas e meia até nove horas por dia.
  1. Cuidado com as distrações: hoje em dia os smartphones e redes sociais são as maiores armadilhas para a perda de tempo, se mal utilizados. Portanto, usá-los em demasia pode atrasar suas atividades. Desative as notificações do celular ou desligue-o durante uma atividade que demande maior concentração. Evite distrações e estabeleça horários específicos para navegar seus perfis. Acessar essas ferramentas em horários predefinidos, passar um filtro nos conteúdos e desativar os avisos de novas mensagens podem impactar positivamente na gestão do seu tempo diariamente.

Você também pode
gostar de:

mesa com pizza e temperos - abrir uma pizzaria - Assaí Atacadista

Dicas fascinantes para abrir uma pizzaria economizando

Aprenda como abrir uma pizzaria e tenha o seu próprio negócio alimentício!  

mulher negra empreendedora alimenticia em um restaurante - Prêmio Academia Assaí 2024 - Assaí Atacadista

Conquiste o sucesso no seu negócio com o Prêmio Academia Assaí 2024

O Prêmio Academia Assaí 2024 está de volta, trazendo novas oportunidades para micro e pequenos

Entenda como escolher o café ideal para seu paladar

Confira as dicas de L’or para escolher o café que vai fazer parte dos seus dias

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!