Compartilhe

Food Truck: a tendência e versatilidade do formato

Saiba o desafio que é investir em um food truck

De uns tempos para cá, o formato vem ganhando novos adeptos e também o gosto dos brasileiros. Segundo o Sebrae, a atividade é fonte de renda de muitas famílias, aproximadamente 2% da população. Mas você sabe quais são os desafios para se montar um food truck?

O custo baixo e a oferta de alimentos diferentes estimulam o crescimento dos food trucks no mercado. O modelo de negócio, em 2014, movimentou R$ 140 bilhões de reais no Brasil, segundo levantamento do Sebrae. E, para 2017, a expectativa, segundo a instituição, é dobrar o valor arrecadado.

Além de uma estrutura mais adaptada à realidade do mercado de rua, o food truck conquistou a simpatia dos brasileiros, tanto pela qualidade dos produtos quanto pelo valor. Segundo o guia “Food Truck nas Ruas de SP”, no estado, 75% dos empresários comercializam produtos de até R$ 30.

A tendência

Inspirado nos modelos norte-americanos, o food truck brasileiro se tornou tendência pelo baixo custo no início do empreendimento. Por não haver a necessidade de se adquirir um ponto comercial ou por não possuir encargos distintos de uma empresa convencional, o modelo se tornou o primeiro passo do sonho do negócio próprio.

Além disso, a cultura brasileira de comer fora de casa  também é um dos fatores responsáveis pelo sucesso do food truck. Comandados por chefs, com uma estrutura descolada e cheios de estilo, os caminhões, a cada ano, ganham espaço no país.

Para se ter sucesso com food truck

Para quem está pesquisando o mercado, a analista do Sebrae em Minas Gerais, Alessandra Simões, pontua algumas dicas importantes. Confira:

  • O primeiro passo é ter paixão pelo negócio. Não empreenda apenas porque é algo legal, mas porque é um bom modelo de negócio. Lembre-se de que qualquer empreendimento envolve riscos.
  • Faça um bom planejamento, tenha capital de giro e observe o mercado. Adote um design bacana para seu food truck e faça um bom plano de marketing: saiba onde, como e para quem você vai vender.
  • Estude, fique atento à legislação específica e pense na segurança alimentar. Verifique sua produtividade e, finalmente, decida como e onde atuar.
  • Com a validação do negócio, você é convidado a participar de shows e eventos. A receita obtida nessas ocasiões contribui para as suas despesas fixas, amplia sua possibilidade de faturamento e sua atuação em locais que nem esperava alcançar, como estacionamentos de lojas e de shoppings.
  • Mostre a sua marca, mas do jeito certo. Vá para lugares onde está o público que pretende atender e não deixe a qualidade do seu negócio cair.

Você também pode
gostar de:

mesa com pizza e temperos - abrir uma pizzaria - Assaí Atacadista

Dicas fascinantes para abrir uma pizzaria economizando

Aprenda como abrir uma pizzaria e tenha o seu próprio negócio alimentício!  

mulher negra empreendedora alimenticia em um restaurante - Prêmio Academia Assaí 2024 - Assaí Atacadista

Conquiste o sucesso no seu negócio com o Prêmio Academia Assaí 2024

O Prêmio Academia Assaí 2024 está de volta, trazendo novas oportunidades para micro e pequenos

Entenda como escolher o café ideal para seu paladar

Confira as dicas de L’or para escolher o café que vai fazer parte dos seus dias

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!